A vida com diabetes

Resolvi escrever este blog com base nas experiências que tenho com meu filho, que é diabético desde os 10 meses de idade.

terça-feira, 23 de março de 2010

Continuando o tratamento 2 - HIPOGLICEMIA SEVERA

Um episódio marcante no início do tratamento: uma hipo severa.
O que aconteceu: cometi um terrível erro na aplicação.
Todos os dias de manhã cedo, antes de sair para o trabalho, eu fazia a aplicação das insulinas. Num determinado dia fiz a aplicação como sempre, mas acho que acertei algum vaso e saiu muito sangue, muito mesmo...
Num enorme erro achei que a insulina havia saído com todo aquele sangue... terrível engano.
Resolvi aplicar um pouco mais de insulina para garantir. Outro erro.
Algumas horas depois, quando eu já estava no trabalho, recebo um telefonema desesperado, informando que o Fe estava tendo convulsões, que o glicosímetro indicava LOW, ou seja, algo abaixo de 20mg/dl. Entrei em desespero pois estava longe de casa, e ia demorar no mínimo uma hora para chegar. Neste ponto, tivemos um atendimento muito bom da equipe de atendimento da Amil, que instruiu o que fazer na emergência.
No caso de uma hipoglicemia severa por excesso de insulina não basta dar açúcar para compensar a insulina, é preciso dar, além do açúcar, algo que tenha um pouco de gordura porque isso suntentará a glicemia depois que o açúcar fizer com que aumente.
Vou explicar os erros: se eu havia acertado um vaso, digo isso por causa da quantidade de sangue que saiu, isso significa que a insulina entrou toda, ou quase toda, na corrente saguínea. É certo que alguma coisa saiu, mas não dá pra medir quanto.
Outro erro: se não dá pra medir quanto entrou e saiu de insulina, não adiante aplicar mais. O correto é esperar pra ver o que acontecerá com a glicemia. Se ela subir muito, é só corrigir.
Lição aprendida da pior maneira que existe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário