A vida com diabetes

Resolvi escrever este blog com base nas experiências que tenho com meu filho, que é diabético desde os 10 meses de idade.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Diluindo a Humalog

Este foi um recurso que aprendemos com o endocrinologista para conseguirmos aplicar menos de uma unidade de insulina utilizando a seringa.
Esta técnica também pode ser utilizada se for necessário aplicar uma quantidade não inteira de insulina, por exemplo, se voce precisar aplicar 1,2 unidades de insulina.
Vou resumir o processo. Na época fazia sentido.
Achei mais fácil partir de uma quantidade de 10 de solução de agua com insulina.
Assim:
Digamos que eu preciso aplicar 0,8unidade de insulina.
Com a seringa não é possível selecionar menos de 1 unidade de insulina. Existem hoje no mercado uma caneta de insulina em que é possível selecionar incrementos de 0,5 unidade. De qualquer forma, não daria pra selecionar 0,8. Então podemos fazer o seguinte:
utilizando sempre água bi-destilada, encontrado em farmácias, primeiro retire 1 unidade de insulina do frasco. Em seguida, preencha a seringa até marca de 10 unidades.
A partir deste ponto podemos selecionar a quantidade de insulina tomando como base que 10 unidades da solução diluída equivale a 1 unidade de insulina. Então, à medida em que diminuímos a quantidade de solução retirada, menor é a dose de insulina a ser aplicada.
Por exemplo, se eu quiser aplicar 0,8 unidades de insulina, eu teria de fazer uma pequena conta para concluir que com 8 unidades da solução ou obteria 0,8 unidade de insulina na contabilidade.
Veja abaixo um exemplo utilizando 1 unidade de insulina com 9 unidades de água:



Agora veja abaixo outro exemplo utilizando 2 unidades de insulina com 8 unidades de água:




Com base nas tabelas fica mais fácil entender o mecanismo da diluição. Para quem faz a contagem de carboidratos é muito comum encontrar valores para bolus de correção fracionados. Para estes casos essa idéia pode ajudar.
É claro que essas pequenas quantidades de insulina fazem diferença para crianças pequenas, pelo menos para o Fe fez muita diferença. Houve época em que 0,5 unidade representava a diferença entre hiper e hipo. Várias vezes tivemos de fazer diluições para aplicar 0,2 unidades.
Uma informação importante: utilizar sempre água bidestilada. É aquela obtida a partir da destilação de água destilada, ou seja, não possui sais minerais ou outras impurezas que poderiam alterar o comportamento da insulina. É um pouco difícil de ser encontrada, muitas vezes somente em lojas especializadas em materiais médicos. É difícil de encontrá-la em farmácias.
Eu creio que para quem tem diabéticos pequenos a diluição pode fazer muita diferença.
Nunca usei este recurso com outros tipos de insulina, apenas com a Lispro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário