A vida com diabetes

Resolvi escrever este blog com base nas experiências que tenho com meu filho, que é diabético desde os 10 meses de idade.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Insulina NPH

Como disse anteriormente, usávamos duas insulinas de ações diferentes: a NPH e a Lispro.
A NPH (Neutral Protamine de Hagedorn) é uma insulina de ação lenta. A ação dela inicia em torno de 3 a 4 horas após a aplicação, tem um pico de ação que ocorre em torno de 5 a 7 horas após a aplicação e podem continuar agindo por até 20 horas aproximadamente. Apresenta uma aparência "leitosa" devido aos cristais que retardam a ação dela.






Provavelmente é a insulina mais utilizada pelos diabéticos. Acima está um gráfico que ilustra mais ou menos o efeito da NPH.
A sua forma de atuação lembra vagamente a da insulina basal, ou seja, serve para manter a glicemia constante balanceando a glicose liberada pelo fígado.
A grande dificuldade que eu vejo para a correta utilização dela é a imprevisibilidade do pico de ação, que pode ocorrer num intervalo de tempo muito grande, ou seja, o pico de ação pode ocorrer dentro de um intervalo de aproximadamente 3 horas.
O que acontecia com o Fê: aplicávamos a insulina NPH mais ou menos às 6:00. Com isso imaginávamos que o pico deveria ocorrer em algum momento entre 11:00 e 13:00, preferencialmente próximo do meio dia.
Infelizmente não era possível prever o exato momento do pico, então, em algumas ocasiões havia uma terrível hipoglicemia, e em outras, hiperglicemias também terríveis.
Há pessoas que conseguem utilizar bem a NPH porque os picos ocorrem em horários mais constantes, entretanto, é necessário que as aplicações de insulina sejam feitos rigorosamente nos mesmos horários todos os dias, e todas as refeições devem ocorrer sempre nos mesmos horários, do contrário o risco de descontrole é muito grande.
Desse modo, para aqueles que conseguem controlar os horários dos picos com alguma precisão, é possível programar as aplicações de NPH de tal forma que os picos coincidam com os horários das principais refeições.
Para o Fê não foi possível. Mesmo mantendo as aplicações nos mesmos horários todos os dias, os picos ocorriam em horários totalmente diferentes. Isso foi uma coisa muito complicada. Lembro-me de ter usado duas marcas: Biolin e Novolin, e as duas apresentavam mais ou menos o mesmo comportamento.
Tudo isso fez com procurássemos opções para melhorar o tratamento. Assim, ficamos com duas opções: usar uma insulina de ação lenta, ou usar a bomba de infusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário